quinta-feira, 4 de abril de 2013

COM DOLAR FALINDO PAISES COMPRAM OURO

Rússia: O maior comprador mundial de Ouro.


Comprou 570 toneladas métricas na ultima década.


[Imagem: gold.bmp]


Durante a última década, o Banco Central da Rússia adquiriu 570 toneladas métricas de ouro. O montante é quase o triplo do peso da Estátua da Liberdade Americana e torna a Rússia o maior comprador mundial de ouro.


O valor é 25% a mais do que a vice-campeã, China, informou a agência financeira Bloomberg na segunda-feira.


Países como a Rússia e a China usam o Ouro armazenado como reserva econômica, diante de uma outra onda de crise econômica ou da desvalorização do dólar dos EUA, como ambos estão cansados da instabilidade dos EUA e do seu Federal Reserv, preferem apostar as suas fichas em ouro.


O Ouro também tem se mostrado um bom investimento e oportunidade de ganho para o Estado russo, com os preços do ouro subindo constantemente ao longo dos últimos 12 anos, subindo 12% apenas em 2012. Na segunda-feira o Ouro foi negociado a US $ 1650 por onça, e os analistas esperam que o preço continue subindo em 2013, até chegar a 1825 dólares até o final do ano. No entanto a agencia de investimento do banco Francês Natixis ofereceu uma perspectiva de previsão de queda no preço para US $ 1500 por volta de 2014, informou a agencia Finmarket.ru.



Mas a relação entre os preços do Ouro alto e o do petróleo bruto caindo, já arrebentou com a Rússia no passado. Em 1998, quando a Rússia pediu uma moratória de 40 bilhões de dólares da sua dívida interna, se precisava de 28 barris de petróleo para comprar uma onça de ouro de acordo com a Bloomberg pesquisa. Dois anos mais tarde, quando Vladimir Putin chegou ao poder, uma onça valia 11,5 barris. Até 2005, o índice caiu para 6,5 e foi quando o Presidente Putin ordenou a seu Banco Central que comprasse Ouro. Em apenas um mês a proporção de ouro na reserva total de ativos da Rússia subiu de 2,2% para 3,5%.



Em 2000, Vladimir Putin herdou um país com 384 toneladas métricas de ouro e desde então mais do que duplicou a reserva de ouro em 12 anos - de acordo com dados oficiais do Conselho Mundial do Ouro, em outubro de 2012, o Ouro formava 9,6% da reserva nacional da Rússia e ficou em 936,7 toneladas métricas.


No entanto, este Ouro ainda está longe de seu recorde histórico -, em 1941 a Rússia detinha um recorde de 2.800 toneladas do metal precioso e foi graças a essas reservas que a Rússia se recuperou com sucesso após a Segunda Guerra Mundial.


A corrida ao Ouro da Rússia ainda não significa que ela está no alto da lista dos maiores proprietários de ouro do globo. Os Estados Unidos mantém a posição de liderança com 8.133,5 toneladas de ouro que são 75,4% da reserva total do país. A Alemanha ocupa o segundo lugar com 3.391,3 toneladas e a terceira o FMI com 2.814 toneladas. China e Rússia estão sentados em sexto e oitavo lugar respectivamente.



A China porém, é suspeita de esconder seu volume real de ouro, que seria de 3 a 4 vezes maior que o divulgado, reportagens do site Zerohedge notícias, diz que a China se prepara para introduzir o Yuan como moeda de reserva mundial. Desde 2009, a China estabeleceu uma meta de ultrapassar os EUA neste ranking. Quando o banco central Chinês estiver pronto para declarar oficialmente o seu volume real de reserva de ouro, os mercados mundiais vão ter sérios problemas, acredita a Zerohedge.com.


O Maior investidor global e consultor assessor do governo de Obama, George Soros, também parece ter uma parte de investimentos em ouro. Em agosto de 2012, foi relatado que o Sr. Soros vendeu mais de um milhão de ações de empresas financeiras e bancos e com o dinheiro comprou US $ 130 milhões em ouro. Sua posição de vender ações de bancos e reforçar a compra de ouro, está sendo interpretada por alguns como um sinal de mudança de estratégia de investimentos no mercado mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário